mapas e trechos do cicloturismo

Procurando conciliar os objetivos de conservação e geração de renda com uma experiência agradável de cicloturismo, o Caminho dos Veadeiros dispõe de duas rotas para a tribo das bikes, que partem de pontos diferentes e se encontram em Alto Paraíso:

Caminho Alto: composto por estradas estaduais com pouco movimento ligadas por estradas municipais vicinais e trilhas onde o silêncio e a natureza reinam, segue pela parte alta da Serra do Paranã, começando em Planaltina, passando pelo povoado do Córrego Rico, pelo município de Água Fria de Goiás e chega em São João D´Aliança, dando acesso ao Morro do Vento, Cachoeira das Andorinhas, Bocaina do Farias, Macaquinhos. Após um curto trecho em asfalto pela BR 010, chega a Alto Paraíso. Extensão estimada até Alto Paraíso: 258 km

Caminho Baixo: segue pela parte baixa da Serra do Paranã, começando em Formosa, passando pelo Parque Municipal do Itiquira, São João D´Aliança e Alto Paraíso. A maior parte do caminho segue pela GO 116, incorporando o “Pedal das Pontes”, famoso desafio entre os ciclistas da região. Esta rota dá acesso à parte baixa da EcoBocaina, à Cachoeira do Label e aos incríveis visuais dos paredões da Serra do Paranã, até contornar a Serra da Baliza e chegar em Alto Paraíso, onde encontra o Caminho Alto. Extensão estimada até Alto Paraíso: 266 km

A partir de Alto Paraíso a rota segue pela cênica ciclovia que passa aos pés dos morros do Buracão e da Baleia, bem como pelo Jardim de Maytrea até chegar em São Jorge, antigo povoado garimpeiro e portão do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros. De lá segue para Colinas do Sul e de lá para Cavalcante. Extensão estimada de Alto Paraíso até Cavalcante: 204 km.

O cicloviajante pode percorrer as rotas de forma completamente autônoma ou contratar serviços de apoio. Independente do formato escolhido, percorrer o Caminho dos Veadeiros exige ótimo preparo físico e psicológico, conhecimento prévio de equipamentos e técnicas e um bom planejamento. Assim, a experiência será ainda mais positiva e fascinante. Os pontos de pernoite são, em sua maioria nas sedes das propriedades rurais, de forma garantir a segurança do viajante, a gestão de resíduos e a geração de renda. Há trechos onde o pernoite é feito em áreas selvagens, sendo necessário observar os princípios de mínimo impacto e em algumas propriedades serviços adicionais como alimentação, quartos, lavanderia podem estar disponíveis.

Atualmente a trilha está sinalizada no seu leito principal com a técnica de sinalização rústica, na qual a marca é pintada em rochas, árvores e mourões. No sentido Sul-Norte o visitante deve seguir as pegadas amarelas em fundo preto. No sentido Norte-Sul deve seguir as pegadas pretas em fundo amarelo. Ainda não há placas ou outros itens de direção e a sinalização pode desaparecer devido às intempéries, por isso é recomendado o uso de GPS como apoio ou a contratação de um condutor.

Atualmente os tracklogs e informações sobre trechos, atrativos e pontos de apoio estão organizadas em nosso perfil da Wikiloc. Confira nos links abaixo:

ATENÇÃO!

  • As informações aqui contidas não são um incentivo a visitas desprogramadas ou despreparadas. Trata-se de rotas de trekking e cicloturismo em ambiente natural, sendo necessário conhecimento das técnicas, equipamentos e riscos envolvidos. Você é o principal responsável por sua própria segurança. Na dúvida, contrate um guia.
  • Todas as atividades e materiais do Caminho dos Veadeiros são desenvolvidos de forma voluntária e sem fins lucrativos por praticantes e entusiastas amadores.
  • Ambientes naturais estão sujeitos a mudanças e as informações aqui apresentadas podem se encontrar desatualizadas. Não nos responsabilizamos por eventuais inconsistências ou acidentes decorrentes da prática esportiva.
  • É comum que a sinalização se desgaste ou até mesmo desapareça com o tempo. Por segurança tenha o tracklog da trilha carregado em seu Smartphone ou GPS ou contrate um guia.
  • Sempre informe alguém sobre seus planos, itinerário detalhado, composição do grupo e horário previsto de retorno. Tenha à mão os dados de cada integrante do seu grupo, incluindo tipo sanguíneo, informações sobre alergias e contato de emergência e procure aprender noções básicas de segurança e primeiros socorros.
  • Para saber mais sobre medidas de segurança e conduta consciente em trilhas, clique aqui.

Atualmente os tracklogs e informações sobre trechos, atrativos e pontos de apoio estão organizadas em nosso perfil da Wikiloc. Confira nos links abaixo:

Bike via Caminho Baixo

(Formosa-Alto Paraíso)

Acesse aqui o Wikiloc

Bike via Caminho Alto

(Planaltina-Alto Paraíso)

Acesse aqui o Wikiloc

Bike Seção Final

(Alto Paraíso-Cavalcante)

Acesse aqui o Wikiloc