o caminho

Ao longo de toda sua extensão, o Caminho dos Veadeiros procura levar o viajante a locais de grande beleza cênica ou de valor histórico e cultural, bem como possibilitar o contato e interação com a comunidade local. Seguindo o modelo de trilhas como Appalachian Trail e Pacific Crest Trail, a trilha poderá ser percorrida em sua totalidade em uma única empreitada (Thru hiking), o que levará entre 15 e 20 dias, ou em partes menores em várias empreitadas (Section Hiking), razão pela qual a trilha é composta por trilhas locais menores que possam ser utilizadas em finais de semana e feriados.

Atualmente a trilha está sinalizada no seu leito principal com a técnica de sinalização rústica, na qual a marca é pintada em rochas, árvores e mourões. No sentido Sul-Norte o visitante deve seguir as pegadas amarelas em fundo preto. No sentido Norte-Sul deve seguir as pegadas pretas em fundo amarelo. Ainda não há placas ou outros itens de direção, por isso é recomendado o uso de GPS como apoio ou a contratação de um condutor.

Quando concluída, a trilha se dividirá em quatro grandes setores: i) Formosa; ii) Planaltina/Água Fria de Goiás; iii)São João d´Aliança; iv) Alto Paraíso/Cavalcante. Atualmente o Eixo em estágio mais avançado de implementação é São João d´Aliança, com 130 km já abertos para ciclismo e 60 km para trekking caminhada. Para acessar as informações dos trechos já liberados clique no nome dos trechos listados abaixo.